A importância dos setores de TI para a estratégia das empresas

A importância dos setores de TI para a estratégia das empresas

Mais que comprar máquinas e instalar componentes, a TI é parte da estratégia dos negócios e do planejamento em inovação para o futuro

Já é consenso no mercado de saúde que a TI nas empresas vai muito além da automatização de processos. Trata-se de uma parte essencial do planejamento estratégico e que deve estar envolvida nas principais decisões para o crescimento das organizações.

Isso porque as soluções planejadas e executadas pela TI possibilitam melhorar os processos, medir e acompanhar o desempenho das tarefas e coletar e analisar dados importantes para a tomada de decisões. É uma ótima ferramenta para incrementar resultados.

A TI também é responsável por desenvolver e manter os sistemas e infraestruturas que sustentam os negócios, atuando desde os processos operacionais básicos até as iniciativas estratégicas mais sofisticadas. As contribuições são inúmeras:

Ajudam na eficiência e produtividade, estando à frente da automatização de tarefas manuais, eliminando desperdícios e otimizando fluxos de trabalho; Atuam na inovação e diferenciação, orientando empresas a se diferenciar de seus concorrentes, desenvolvendo novos produtos e serviços, aprimorando a experiência do cliente e abrindo novos mercados e, por fim, marcam a segurança e compliance, ajudando empresas a proteger seus dados e sistemas contra ameaças externas e internas, garantindo o cumprimento de regulamentações e leis.

No contexto das contribuições estratégicas, os setores de TI podem ajudar as empresas a se tornarem mais competitivas, atendendo às necessidades dos clientes de forma mais eficiente e rápida e com um menor custo. Os principais benefícios são:

 

  • Expandir seus negócios para novos mercados, melhorar a eficiência de suas operações globais e atingir novos clientes;
  • Criar novas oportunidades de negócios, desenvolvendo novos produtos e serviços, aproveitando as tendências tecnológicas e explorando novos mercados.

Para que isso aconteça, é essencial que eles estejam alinhados com a estratégia do negócio e a linha de pensamento de cada CEO. Os gestores de TI devem trabalhar em estreita colaboração com os líderes das outras áreas da empresa para identificar oportunidades de melhoria e implementar soluções que atendam às necessidades específicas do negócio. O objetivo é sistematizar fluxos que antes eram manuais, reduzir custos e aumentar as receitas. 

A CeosGO, por exemplo, é uma empresa que desenvolve soluções de TI customizadas para empresas de todos os tamanhos. Utilizando uma metodologia baseada em desenhos bem definidos e fluxogramas para gerar softwares que atendam às necessidades específicas de cada cliente, os softwares da CeosGO são integrados com outros sistemas, por meio de APIs ou diretamente na base de dados, para garantir a eficiência e produtividade dos processos.

 

Soluções que podem melhorar a estratégia

A TI pode trazer para as instituições de saúde diversas soluções que podem inserir clínicas e hospitais em um novo patamar tecnológico, com o objetivo de trazer inovação e melhores resultados.

 

Cloud Computing 

A computação em nuvem já é realidade para a maioria das instituições, pois traz mais agilidade e segurança no tratamento dos dados e documentações, além da acessibilidade. Com esses dados é possível criar estratégias para reduzir erros e problemas e melhorar as ações do futuro, pois há um mapeamento realizado pelo sistema de tudo que precisa de melhorias.

 

Inteligência artificial

A inteligência artificial continua uma tendência em crescimento e poderá ser aplicada em várias tarefas ao longo dos anos. Os estudos indicam que as tarefas mais burocratizadas, como preenchimento de dados. Isso possibilitará reduzir falhas que são cometidas pela mente humana e elevará a produtividade no trabalho a um nível escalável.

 

Big Data

Outra grande tendência na Tecnologia da Informação é a utilização de Big Data em diferentes setores. Avaliar e analisar as métricas e indicadores não é apenas sobre números. É como se a empresa pudesse ter um mapa visual sobre o andamento da empresa, por áreas ou por processo. A tecnologia de um dashboard, por exemplo, pode ser extremamente útil para a melhor visualização dos insights.

Ao monitorar, visualizar e analisar estrategicamente, fica mais claro quais são os pontos de melhoria para os objetivos serem alcançados. O objetivo, no final das contas, é melhorar a qualidade dos serviços de saúde, reduzir os custos e aumentar a acessibilidade dos dados.

;