Como a Gestão de Ocorrências melhora a qualidade do hospital?

Como a Gestão de Ocorrências melhora a qualidade do hospital?

Softwares como GO Quality podem garantir melhorias em todos os processos e minimizar a quantidade de incidentes

Entre os incidentes mais comuns nos hospitais, os erros de administração de medicamentos, quedas, lesões por pressão, problemas relacionados ao uso de equipamentos e dispositivos médicos, além das infecções hospitalares, estão sempre trazendo preocupação.

Gerir um negócio é desafiador e torna-se ainda mais complexo quando estamos lidando com a segurança do paciente, a melhoria de sua condição de saúde e a preservação de sua vida. 

 

Como gerir adequadamente as ocorrências?

Segundo Kele Dias, gerente de comercial de produto da CeosGO, todas as vezes em que há ocorrência (incidente, evento adverso, não conformidade), é preciso registrá-la formalmente. O objetivo é manter um histórico atualizado, identificar fatores contribuintes e criar um mapa de toda a situação hospitalar. Assim, medidas corretivas e preventivas poderão ser avaliadas e implantadas, com grande assertividade.  

“Quando a Instituição se propõe a trabalhar com uma Gestão da Qualidade proativa e com o apoio da tecnologia, promove a integração entre os processos e incentiva o uso de ferramentas. A gestão se torna mais fluida e mais eficiente”. Explica Kele Dias, gerente comercial de produto da CeosGO.

Para isso, é preciso um estudo de toda a instituição, com levantamento inicial dos processos críticos, riscos associados, fatores contribuintes e práticas de controle, visando uma maior segurança e qualidade nos serviços prestados.  

O GO Quality, entre os seus vários módulos, apresenta a Gestão de Ocorrências, que trata do registro das ocorrências da empresa para que as medidas corretivas e também preventivas sejam implantadas imediatamente. Assim, o gargalo é corrigido e reincidências são evitadas. Tudo é registrado no software de gestão GO Quality e assim são realizadas análises de melhorias, de acordo com os tempos de atendimento combinados, relacionados a criticidade das ocorrências e impactos ao paciente. 

 

O que é a Gestão de Ocorrências? 

 A Gestão de Ocorrências em instituições de saúde trata do processo de gerenciar e lidar com incidentes, eventos adversos, queixas dos pacientes e outras situações que ocorrem no ambiente hospitalar. Considerando o registro e a análise desses eventos, é possível melhorar a gestão como um todo e assim, melhorar a qualidade do atendimento e prevenir novos acontecimentos.

 

Como funciona a Gestão de Ocorrências?

Para iniciar a Gestão de Ocorrências, o primeiro passo é ter um software de gestão que possibilite o registro das ocorrências. Tudo deve ser amplamente documentado. Dessa forma, podemos categorizá-las e priorizá-las, conforme a gravidade.  

Após categorizar, chega o momento de agir, seja na correção, ou seja, na prevenção. Dessa forma cria-se uma cultura de notificação de ocorrências para que ações sejam trabalhadas como, por exemplo, revisão de protocolos e processos, treinamento adicional da equipe, implementação de novas diretrizes ou melhoria da infraestrutura.

Por fim, é fundamental monitorar continuamente a eficácia das medidas adotadas e avaliar se houve melhorias significativas. Os indicadores de desempenho e auditorias podem ser utilizados para medir a eficiência da gestão de riscos e identificar áreas que precisam de mais atenção. 

A segurança do paciente e a melhoria contínua da qualidade devem ser prioridade na gestão hospitalar e, para isso, a Gestão de Ocorrências é uma ferramenta que deve ser usada em conjunto com processos e práticas adequadas. A implementação eficaz requer o envolvimento e o comprometimento da equipe hospitalar, juntamente com a adoção de políticas e protocolos apropriados, alinhados ao perfil epidemiológico de cada organização. 

 

Conheça quatro vantagens da Go Quality

  1. Viabiliza o mapeamento e monitoramento dos riscos de todos os setores da empresa, agindo preventivamente;
  2. Possibilita a gestão efetiva de todos os planos de ação e projetos;
  3. Contempla com maior facilidade e agilidade o monitoramento de todas as notificações, possibilitando ações corretivas e a introdução de práticas de prevenção;
  4. Permite uma gestão de documentos completa desde a elaboração, fluxos personalizados de acompanhamento das aprovações com SLAs, disponibilização, atualização e segurança no controle das versões dos documentos.

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