Como a inteligência artificial pode transformar positivamente a gestão de processos?
No gerenciamento estratégico, há vários caminhos para que a AI seja utilizada de uma maneira enriquecedora.
Especialistas apontam não haver mais volta: A Inteligência Artificial veio para ficar e fará parte de nossa rotina em todos os setores, assim como a internet hoje está em todas as áreas, a AI também será onipresente.
Basicamente, espera-se da AI uma forte aliada na assistência de controle financeiro e também para potencializar ações de Marketing, reduzir erros de gestão, ajudar a escolher profissionais qualificados, facilitar a tomada de decisões, melhorar produtividade, captar clientes potenciais e gerenciar dados para análises mais cirúrgicas sobre tudo que envolve o empreendimento.
Não é exatamente uma novidade a presença da tecnologia e inteligente, visto que já temos robôs-cirurgiões, carros sem motoristas e pesquisas sendo realizadas por comando de voz, mas a AI revisitou com bastante força este ano por conta do ChatGPT, que já pode funcionar como um assistente virtual para inúmeras situações.
Considerando este panorama, AIs são uma excelente ferramenta para tornar uma empresa mais moderna e competitiva, desde que, claro, a estratégia nunca seja deixada de lado.
As tecnologias voltadas à inteligência artificial podem auxiliar também na identificação de padrões que seriam impossíveis de serem vistos a olho nu, desdobrados em duas vertentes:
- Identificação de problemas — Quando é possível identificar pequenos e grandes erros na operação, dados omissos importantes para melhorar a análise e também para fazer a execução de ações imediatas de melhoria.
- Identificação de oportunidades — Quando há a possibilidade de enxergar, por exemplo, em quais momentos e situações temos mais receitas atreladas, onde estão os ganhos de faturamento, por meio de grandes cálculos de estatísticas.
Então, quando a IA entra na gestão, ficam visíveis esses dois caminhos e a gestão tem a clareza de quais processos podem ser melhorados para ajustes de operação, seja na correção de problemas ou captação de oportunidades. Benefícios da Inteligência Artificial nos negócios:
- Melhora ações de Marketing;
- Diminui falhas;
- Colabora na escolha da equipe qualificada;
- Auxilia a tomada de decisões estratégicas;
- Otimiza diversos processos;
- Pode melhorar a segurança, antevendo erros e ataques;
- Dá assistência aos clientes;
- Ajuda no gerenciamento.
Mais caminhos...
Alguns caminhos já podem ser apontados como norte para a AI contribuir com a gestão. Nas finanças, por exemplo, AI podem estar associadas a gerenciamento financeiro, o que pode facilitar o dia a dia dos setores envolvidos ao melhorar o controle de fluxo de caixa e analisar indicadores com bastante precisão.
Já a análise avançada de dados utilizando a Inteligência Artificial permite que os profissionais de contabilidade realizem análises avançadas de dados financeiros, ajudando-os a identificar tendências, prever eventos futuros e tomar decisões informadas.
GO STRATEGY - Inteligência aplicada ao negócio. Saiba mais!
No Endomarketing, pesquisas internas podem ser feitas com maior amplitude, trazendo novo alcance para os dados obtidos e analisando e implementando novas práticas que possibilitem melhores resultados no que diz respeito à satisfação dos colaboradores. Ainda falando em Marketing, AIs podem melhorar resultados de campanhas, com análises de resultados mais robustos, além de um direcionamento preciso.
E, claro, na saúde, a IA auxiliará toda a rotina médica e de processos, dando tempo para que as equipes se dediquem de maneira mais otimizada ao cuidado e à assistência ao paciente, com maior assertividade nos tratamentos e otimização dos recursos assistenciais do hospital.