Confira 7 dicas para o planejamento estratégico de 2024

Confira 7 dicas para o planejamento estratégico de 2024

Para que o ano que se aproxima tenha bons resultados, é preciso pensar e traçar um plano de execução com antecedência. Se você ainda não tem o seu planejamento estratégico, confira aqui nossas dicas.

O planejamento estratégico é essencial para o sucesso de qualquer empresa, pois, além de definir os objetivos e metas da organização, também traça as estratégias práticas para alcançá-los. No entanto, pensar tudo isso com uma boa antecedência e discussões que geram novas ideias para definir os melhores caminhos pode ter um impacto muito positivo.

 

Você já está com seu planejamento estratégico para 2024 pronto?

Se antecipar agora mesmo pode trazer diversos benefícios, como mais tempo para se preparar, observar com mais cautela todas as oportunidades de negócio e apurar melhor as informações para a tomada de boas decisões. Do contrário, deixar o mapeamento para o último momento pode levar a mais riscos, como perda de oportunidades e prejuízo de recursos. Como você já sabe, é preciso estar atento ao mercado e inovar, se mantendo competitivo e pronto para qualquer desafio.

 

Planejamento estratégico no segmento de saúde

Na área da saúde o planejamento segue a mesma dinâmica das demais, com o diferencial de ser voltado às instituições hospitalares, que demandam uma atenção personalizada. Deve ser feito de forma participativa, envolvendo todos os stakeholders da organização, além de flexível, pois este setor está sujeito a mudanças constantes.

Sua organização precisa escrever no documento elementos como visão, missão e valores, análise SWOT, objetivos e metas, além das estratégicas em si e a forma como serão realizadas. Para complementar, é preciso também costurar tudo isso com os prazos e recursos utilizados. Em cada meta, um plano de ação e a indicação de que equipe será responsável.

Além desses elementos, um planejamento estratégico em saúde também pode incluir outros tópicos, como:

  • Alinhamento com o planejamento estratégico nacional e regional de saúde, quando for o caso;
  • Incorporação de princípios de promoção da saúde e prevenção de doenças;
  • Investimento em inovação e tecnologia;
  • Avaliações periódicas;
  • Alinhamento dos números, como KPIs e métricas relevantes.

 

Visão estratégica 

O que é mais importante para a sua empresa no ano de 2024? Com esta pergunta norteadora, todos os envolvidos sabem o que a gestão espera para o ano seguinte e assim podem ser traçados os objetivos e prazos, dentro de cada parte da organização. Assim, com todas as equipes afinadas, o objetivo comum fica transparente e claro para os colaboradores, que tendem a ser ainda mais engajados.

 

Fases importantes

O primeiro passo é uma boa análise daquilo que foi traçado no ano anterior, a revisão das metas, o que foi conquistado, o que não foi, e, principalmente, entender o que levou ao sucesso e ao não sucesso dentro das estratégias criadas. 

Para desdobrar o planejamento estratégico, é preciso entender que é um documento extremamente complexo, mas que também é essencial, pois norteia as ações no macro e no segmento de cada área, como gestão de pessoas, assistência e tantas outras. Por isso, todos os gestores precisam estar trabalhando em uníssono pelos resultados globais.

 

Veja 7 dicas essenciais para o planejamento de 2024

  1. Entenda os cenários — é preciso compreender com clareza os fatores internos e externos que podem auxiliar o crescimento da empresa e podar os pontos negativos. Uma ferramenta simples e muito útil é a análise SWOT, que ajuda a identificar pontos fortes e fracos;
  2. Análise do ano vigente — se o objetivo é crescer, é preciso coletar e interpretar os dados de 2023 para entender onde as oportunidades foram ganhas e perdidas, onde houve custo, eventos e desvios das metas programadas.
  3. Missão — realinhe e reafirme para a equipe que a missão é o GPS que deve nortear todos os projetos;
  4. Escute quem são seus públicos e do que eles precisam, pois essa demanda é subjetiva e pode mudar de ano para ano. O mercado é muito dinâmico;
  5. Crie ou redesenhe métricas. O seu planejamento estratégico precisa de metas claras para avaliar os resultados, mas devem ser alcançáveis. Conte com softwares que podem te ajudar nesse processo de análise;
  6. Interprete mais uma vez. Com os dados quantitativos em mãos, é preciso uma análise qualitativa para entender melhor as oportunidades e estabelecer um bom plano de ação;
  7. Crie, junto da equipe, seu planejamento estratégico. Mas lembre-se de que, o objetivo dele é facilitar os processos e alinhá-los a uma boa gestão.

Para facilitar todas essas etapas, sua organização pode contar com o apoio tecnológico que auxilia a geração de dados, monitoramento de tarefas e avaliação do time por meio de dashboards situacionais. 

Uma das ferramentas que podem ajudar sua organização a monitorar e avaliar constantemente o desempenho das equipes é o GO Flow, que possibilita o mapeamento e a automação de processos internos, integrando todos os setores da de maneira prática e automatizada. Ele mapeia os processos, mede o desempenho, prevê as entregas e traz uma visão analítica de gargalos e possíveis melhorias com mais facilidade.

Veja aqui como esta solução funciona:

;