Conheça vários motivos para investir em Gestão de Riscos na sua empresa

Conheça vários motivos para investir em Gestão de Riscos na sua empresa

A Gestão de Riscos atua prevenindo não conformidades e incidentes em instituições de qualquer segmento

Imagina que um profissional de saúde coleta um frasco de soro para aplicar em uma criança que precisa ser reidratada, e, por conta dos recipientes idênticos, aplica vaselina. É assim, na correria da rotina hospitalar, que riscos não geridos são concretizados e tragédias acontecem. Isso ilustra claramente como a gestão de riscos é importante nas instituições. 

Mas o risco também existe, seja numa instalação predial, seja num trabalho que não exige o uso de equipamentos. Tudo que envolve riscos deve ser percebido, avaliado e, por fim, ter um planejamento do que fazer para evitar incidentes. 

Quando uma empresa investe em Gestão de Riscos ela está sinalizando um grande investimento na sustentabilidade da empresa, incluindo todas as áreas de seu negócio. Tal gestão monitora os riscos de todos os setores e áreas do seu negócio, agindo assertivamente, mapeando riscos por setores, monitorando projetos e planos de ação. Trabalha de forma proativa e preventiva, atribuindo fatores de risco, práticas de controle e os respectivos indicadores. Também notifica as ocorrências para correções com agilidade.

Segundo Kele Cristina Dias, gerente comercial da CeosGO, é muito comum que as empresas façam a gestão de risco por último.

“Gerir riscos é muito trabalhoso. Imagina avaliar e observar todos os processos da empresa, onde há riscos de vida, riscos de perdas, riscos financeiros, riscos jurídicos. O trabalho inicial é realmente grande, mas, depois de finalizado, chegamos no melhor cenário”, explica.  

A tecnologia entra na mitigação dos riscos com o GO Quality, software da Ceos GO que aplica quatro módulos de gestão, entre eles, a Gestão de Riscos. Ao implementar esta solução, a empresa cadastra um processo e, nele, poderão ser cadastrados todos os riscos envolvidos, além dos fatores para cada um deles. Assim, um mapa de riscos é criado, junto com os planos de ação específicos para cada situação.

 

Gerenciamento de riscos é fundamental para empresas de qualquer segmento 

O gerenciamento de riscos é de extrema importância em todas as instituições, independentemente do segmento em que opera, garantindo sustentabilidade, eficiência e continuidade dos negócios. Um mínimo dano à imagem institucional, por exemplo, pode afundar anos de reputação.

Gerenciar riscos significa, antes de tudo, prever todas as possibilidades antes de um incidente acontecer, mapeando com inteligência estratégica e usufruindo da tecnologia. Aqui estão algumas práticas para gerenciar riscos: 

 

  1. Identificar riscos por meio de análise de processos, revisões de desempenho passado, feedback dos clientes, revisão de reclamações e inspeções regulares. 
  2. Avaliar a probabilidade de ocorrência: avaliar a frequência com que um risco pode ocorrer e o impacto que teria sobre a qualidade dos produtos ou serviços. 
  3. Priorizar os riscos: isso permite que a empresa concentre seus recursos e esforços nos riscos mais críticos e urgentes. 
  4. Desenvolver estratégias de mitigação: envolve a implementação de controles preventivos, a criação de planos de contingência, a definição de responsabilidades claras e a alocação de recursos. 
  5. Monitorar e revisar: garante que a empresa esteja atualizada em relação aos riscos emergentes e possa responder de forma adequada. 

 

GO Quality tem soluções que facilitam gestão em qualquer segmento

Com a plataforma GO Quality é possível fazer a gestão de riscos de maneira precisa, utilizando toda a inteligência tecnológica criada por especialistas da CeosGO. Conheça mais a nossa plataforma!

CeosGo Blog

;