Do desktop ao mobile: tecnologias responsivas que facilitam o cotidiano hospitalar

Do desktop ao mobile: tecnologias responsivas que facilitam o cotidiano hospitalar

Pensar na experiência do usuário potencializa a geração de um salto em evolução e competitividade na qualidade do produto ou serviço.

Todo profissional que exerce as atividades com qualidade, eficiência e produtividade tem, atualmente, utilizado ferramentas que otimizam os processos. Com recursos digitais substituindo os registros em papel nas organizações, é exigido dessas tecnologias mais praticidade na usabilidade de ferramentas, objetivando manter os registros de informações e ainda ser de fácil utilização.  

As instituições de saúde são um lugar importante na aplicação da evolução das ferramentas, que já estão na palma da mão, por meio dos dispositivos mobile e de softwares inteligentes. Acompanhe a seguir mais detalhes sobre como o trabalho com uso de tecnologias responsivas é importante para estas instituições.

 

A responsividade tecnológica na melhoria da rotina hospitalar

A rotina de uma instituição de saúde como um hospital é repleta de processos complexos que precisam de atenção constante, com ações precisamente calculadas. Mas, o engessamento também é prejudicial à realização das tarefas.  Para resolver esse problema, sistemas digitais inteligentes estão sendo adotados para os mais variados processos que precisam ser trabalhados.

É preciso garantir que as inovações sejam práticas em  seu uso e reduzam limitações logísticas. Por exemplo, um médico que só consegue acessar as informações de um paciente via desktop tende a demorar um pouco mais que um médico com acesso aos dados na tela do celular. Portanto, tudo aquilo que está exposto no formato digital deve se adaptar de forma funcional para dispositivos como tablets e smartphone.

 

A percepção do paciente sobre a responsividade

Estudos como da Jeni Vaitsma e Gabriela Rieveres Borges de Andrade (Fiocruz) sobre, Satisfação e responsividade: formas de medir a qualidade e a humanização da assistência à saúde, mostram que o paciente, num relacionamento em que consome serviços de saúde, está mais racional e atento ao processo de atendimento recebidos, assim como a qualidade trabalhada a respeito disso.

“No ano 2000, a Organização Mundial de Saúde (OMS) introduziu nas pesquisas de avaliação em saúde o conceito de "responsividade" dos sistemas de saúde, em contraposição ao de "satisfação", utilizado desde a década de 1960. Enquanto as pesquisas de "satisfação" focavam as distintas dimensões que envolvem o cuidado à saúde, desde a relação médico-paciente até a qualidade das instalações e dos profissionais de saúde, responsividade surgiu referindo-se aos aspectos não-médicos do cuidado. Esses dois conceitos são discutidos, tanto em relação aos contextos históricos em que surgiram, quanto ao modo como vêm sendo aplicados em metodologias de avaliação de serviços e sistemas de saúde, com destaque para seus limites e vantagens em diferentes situações.”

 

Mais eficiência para comunicação

Trabalhar com sistemas hospitalares responsivos garantem o acesso rápido e seguro aos dados clínicos dos pacientes e isso também implica positivamente na comunicação entre os profissionais de saúde. Essa acessibilidade instantânea a históricos médicos, resultados de exames e prescrições ajuda os médicos a tomarem decisões informadas e apropriadas em tempo real, resultando em um atendimento mais preciso e personalizado.

Um relatório da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) destaca que sistemas responsivos não apenas melhoram a eficiência, mas também aumentam a satisfação do paciente e a qualidade do atendimento, resultando em melhores desfechos clínicos.

 

Melhorias estratégica e de produtividade

Sistemas hospitalares responsivos reduzem significativamente o tempo de resposta a emergências médicas. Um estudo publicado na revista Health Affairs mostrou que a implementação de sistemas informatizados pode reduzir o tempo de resposta em até 50% em casos críticos.

Além do atendimento imediato ao paciente, a responsividade em sistemas hospitalares também fornece informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas. A análise de dados em tempo real possibilitada por esses sistemas ajuda os gestores hospitalares a identificar tendências, otimizar recursos e implementar melhorias contínuas nos serviços de saúde.

 

Conheça as soluções CeosGO

O Módulo GO Quality é uma das opções oferecidas pela CeosGO traz melhoras significativas na gestão de processos, garantindo padrões de excelência definidos por órgãos reguladores. Também por isso, facilita a conquista de certificações institucionais, aumentando o padrão de qualidade dos serviços e processos da empresa. Conheça aqui: 

;