Elevando o padrão de cuidados: a jornada para a excelência na qualidade dos serviços hospitalares

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A busca pela excelência na qualidade dos serviços hospitalares impacta diretamente na satisfação do paciente

Estar no nível máximo do padrão de cuidados na saúde não é tarefa fácil. Existem inúmeros componentes que formam o fluxo hospitalar e que precisam estar em pleno funcionamento para que a qualidade dos serviços não seja perdida. Para isso, é preciso acompanhar as mudanças e elevar o padrão da instituição, de forma que a experiência do paciente seja a melhor possível. 

Segundo a consultoria Deloitte, até 2040 a saúde mundial deve ser pautada pela inteligência artificial e o Open Health, com a integração entre diversas (e seguras) fontes de dados para um atendimento seguro ao paciente. 

Dentro deste cenário, como acompanhar as mudanças e elevar o padrão? E qual a jornada ideal para a excelência no atendimento hospitalar? 

 

A excelência no atendimento ao paciente

Lidar com vidas não é uma tarefa fácil. Um atendimento hospitalar, que envolve o bem-estar do próximo, exige um padrão de qualidade elevado que nem sempre é alcançado. Desde a entrada na recepção, passando pelo atendimento até o faturamento das despesas médicas, uma pequena falha pode impactar negativamente na experiência de atendimento e gerar uma reação em cadeia para as demais áreas do hospital.

Por isso é necessário focar numa melhoria contínua pensando no presente e no futuro, não somente preenchendo lacunas mas também melhorando o que já está bom. 

 

Melhoria contínua

Estar estagnado não é a melhor saída para uma boa experiência do paciente. O mundo muda, os métodos de atendimento também. Se antes tudo era analógico, registrado em folhas de papel, hoje o cenário digital, baseado em dados, é quem assume o protagonismo. 

E acompanhando essas mudanças, a busca por um atendimento qualificado e certificado também surge. Neste cenário, contar com ferramentas que garantam padrões de excelência definidos por órgãos reguladores pode ser um grande caminho para a conquista de certificações institucionais, aumentando o padrão de qualidade dos serviços e processos da empresa.

 

De olho na jornada

A jornada até a excelência dos serviços pode ser trilhada com base em dados e em tudo o que é registrado na rotina do hospital. Para executá-la, é necessário agir de forma estratégica, considerando as diversas etapas do fluxo hospitalar com auxílio de ferramentas. 

Eis alguns pilares que podem facilitar o seu caminho para a excelência na gestão:

  • Gestão de Documentos:

    Organizar, trazer segurança e facilidade nas consultas de documentos traz maior fluidez e continuidade no atendimento ao paciente, dispensando o uso de papel e evitando a perda durante o trajeto dentro da jornada;
  • Gestão de Riscos:

    “Prevenir é melhor do que remediar”, já diria o ditado. Portanto, monitorar possíveis riscos de todos os setores do negócio pode gerar uma resposta rápida mesmo antes da concretização do evento adverso. Com isso, todas as áreas ganham agilidade e maior segurança no tratamento ao paciente;
  • Gestão de Ocorrências:

    Caso o evento adverso ainda ocorra, a comunicação entre os setores é parte fundamental para o bom funcionamento do hospital. Por isso o registro das ocorrências, gerando estudos estatísticos sobre as situações ocorridas na sua empresa, pode gerar insights futuros que ajudem a lidar melhor com tais situações;

 

Certificações e acreditações

Elevar o padrão de cuidados da sua instituição também significa reconhecimento perante o mercado. O modelo mais comum de atestar isso é através das certificações e acreditações, oferecidas por organizações que são referência nacional e internacionalmente.

No entanto, é importante ressaltar que por mais que tenham o mesmo propósito, as certificações e acreditações são coisas diferentes.

A acreditação é um processo que atribui excelência na assistência clínica e gerencial de uma instituição de saúde. Uma instituição acreditada atende os requisitos apontados pelos documentos técnicos elaborados pelas empresas acreditadoras, sendo a maior representante a ONA (Organização Nacional de Acreditação).

A certificação também é um atestado de qualidade dos serviços, porém o enfoque é específico em determinada atividade. Sendo assim, é possível conseguir certificado de boas práticas clínicas, de atendimento ao cliente. Uma das referências nesse segmento é emitida pela ISO. 

 

A melhor solução

Com três ferramentas para viabilizar melhores práticas em uma instituição de saúde, o GO Quality é a solução perfeita para a gestão da qualidade da sua instituição. Ao adotar uma perspectiva contínua de melhoria nos processos, que garantam padrões de excelência definidos por órgãos reguladores com o nosso Sistema de Gestão da Qualidade, facilita a conquista de certificações institucionais, aumentando o padrão de qualidade dos serviços e processos da empresa.

A CeosGO possui o melhor direcionamento para você. Confira mais sobre a solução no vídeo abaixo:

 

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