Gestão de Projetos e de planos de ação contribuem para a sustentação dos ciclos de melhoria

Gestão de Projetos e de planos de ação contribuem para a sustentação dos ciclos de melhoria

Na Gestão de Projetos, último módulo do GO Quality, é preciso agir para mitigar as ocorrências

Durante a implementação dos módulos GO Quality, o hospital organiza a Gestão de Documentos, a Gestão de Riscos e a Gestão de Ocorrências. Com o módulo Gestão por Projetos ou Plano de Ação, a instituição poderá estabelecer e monitorar planos de ação a partir das notificações de ocorrências.

De acordo com Kele Dias, gerente comercial de produto da CeosGO, não há como melhorar os processos sem pensar em Gestão de Projetos. Para cada evento notificado, há sempre a necessidade de uma ação planejada.

“Depois que algum incidente ocorre, o mais adequado é abrir um plano de ação para controlar todos os processos possíveis de melhoria. Este plano precisa ser monitorado e avaliado em relação a sua efetividade."

O uso do software contribui de formas inúmeras para as boas práticas de qualidade, haja vista que realizar todo esse controle em planilhas, manualmente, impacta em perda de dados e prejuízos também de tempo.

“Aplicar as boas práticas da Qualidade faz a gestão hospitalar voar”, comenta Kele. 

A tecnologia nos processos de qualidade chega como um facilitador, tornando a gestão mais fácil, ágil, com um mapeamento à vista, sendo intuitiva para também utilizar e extrair dados. Uma vez implantado, o GO Quality proporciona a gestão de um volume muito grande de atividades trabalhadas cotidianamente. 

A Gestão de Projetos possibilita a gestão dos planos de ação e projetos, através da definição dos responsáveis pela implantação da melhoria, acompanhamento do status das ações e monitoramento dos resultados. Aqui estão algumas etapas comuns para a elaboração e implementação de um plano de ação após uma ocorrência: 

 

  1. Avaliar a ocorrência; 
  2. Analisar a causa raiz para prevenir recorrências;  
  3. Traçar quais ações específicas precisam ser realizadas; 
  4. Definir os responsáveis para cada ação identificada; 
  5. Estabelecer prazos realistas para cada ação do plano; 
  6. Alocar recursos necessários para executar as ações do plano; 
  7. Iniciar a implementação das ações conforme planejado; 
  8. Garantir uma comunicação clara e contínua com os envolvidos; 
  9. Monitorar e avaliar resultados através de indicadores de desempenho ou auditorias internas; 
  10. Ajustar o plano, caso necessário; 
  11. Enviar um feedback ao registrante. 

Um plano de ação após uma ocorrência é um processo contínuo, por isso, a equipe deve se manter sempre atenta a todas as fases e garantir uma entrega de qualidade a quem importa: o paciente. Conheça a GO Quality!

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