O que é a Gestão 5.0 e qual é o segredo para o bom negócio?

O que é a Gestão 5.0 e qual é o segredo para o bom negócio?

O novo modelo de gestão 5.0 integra a tecnologia junto com as competências humanas para aprimorar o fluxo de processos e tomada de decisão nas empresas

Por Sócrates Cordeiro - CEO da CeosGO*

 

Vivemos em um novo mundo, onde cada ação respira os ares da tecnologia. Quando trazemos para o contexto corporativo, a maneira como gerir do negócio também passou por mudanças pautadas pelos novos softwares, aplicações e gadgets, saindo de uma gestão 4.0 para aquilo que podemos definir como gestão 5.0. Mas afinal: como podemos resumir tal conceito?

A gestão 5.0 busca integrar a tecnologia e as ferramentas digitais com as competências humanas, a exemplo da criatividade. Através dela, é possível utilizar do que há de mais moderno em termos de aplicações para aprimorar o fluxo de processos e a tomada de decisão sem a perda do fator humano, fundamental para as ações.

Em outras palavras, podemos colocar a gestão 5.0 como uma gestão pautada por dados. Uma prova disso é que, segundo a consultoria Gartner, ainda neste ano, mais de um terço das grandes organizações terão analistas que praticam a disciplina da inteligência de decisão, incluindo a modelagem de decisões.

Por isso o poder da gestão das informações, aplicado às novas tecnologias, pode amparar uma administração eficiente, inclusive no campo da saúde. 

Gerir dados nada mais é que administrar suas informações, em todas as suas etapas:

  • Identificar;
  • Armazenar;
  • Acessar;
  • Compilar:
  • Proteger;
  • Utilizar para melhorar processos, fluxos e, claro, resultados.

É preciso cruzar um grande volume de dados e ter acesso às análises, em todas as áreas, com acompanhamento em tempo real, visando sempre o desempenho.

 

Novas tendências com a Gestão 5.0

Nesse caso, apontamos uma tendência que visa promover uma transformação digital e cultural no setor da saúde, com foco na inovação, na sustentabilidade e na humanização dos serviços de saúde. O trabalho realizado na esfera administrativa facilita a rotina dos profissionais da assistência médica e dos pacientes. 

Além disso, eles podem utilizar de softwares para prevenção de riscos e a análise de dados, como o Business Intelligence (BI) e o Big Data, para obter informações relevantes e estratégicas sobre o desempenho, a qualidade, a segurança e a satisfação dos pacientes e dos colaboradores.

 Outro ponto onde podemos incluir como característica desse novo modelo de gestão é a utilização da cloud computing e de aplicações acessíveis em qualquer dispositivo.

Elas deverão ser cada vez mais comum em hospitais, bancos ou qualquer tipo de unidade de negócio. A meta é ter processos mais descomplicados e padronizados, sem estarem necessariamente atrelados a um funcionário que autorize aquilo.

Nesse contexto, toda empresa que ainda não aderiu às práticas de uma gestão 5.0 precisa correr contra o tempo. Saber quais as metas para daqui a três ou cinco anos e o patamar no qual aquela organização quer chegar. Por isso as ferramentas tecnológicas se mostram como grandes aliadas do gestor, sem substituir a pessoa, mas auxiliando na melhor tomada de decisão.

Ainda não sabemos como será a próxima dinâmica exatamente, mas fato é que a Inteligência Artificial Generativa e as automações podem ditar o ritmo. O Gartner também prevê que 95% das decisões que usam dados atualmente terão sido automatizadas em 2025, ainda que parcialmente.

 

Como o líder pode incentivar a Gestão 5.0

E por isso cada líder/gestor deve trabalhar de agora na implementação e no crescimento baseado na inovação. É essencial pesquisar as melhores formas sobre como coletar informações de forma inovadora, mas sobretudo como gerir os dados, além de entender o que você pode fazer logo após cruzar as informações. 

Incentivar mudanças na cultura da empresa, sensibilizando todos os colaboradores e por fim, mas não menos importante, adotar softwares que auxiliem na tomada de decisão são alguns dos caminhos que pautam uma gestão eficiente por agora e que irá indicar a melhor trilha para o futuro. 

Com o auxílio dessas ferramentas e dessa grande revolução cultural no campo da administração poderemos fomentar as bases para quem sabe, uma gestão 6.0, sempre prezando o fluxo dos processos e o benefício para os pacientes.

 

Sobre Sócrates Cordeiro

Sócrates Cordeiro é CEO da CeosGO. Executivo com mais de 16 anos de experiência em tecnologia da informação, Sócrates trabalhou em empresas de software de grande porte e com atuação em toda a América Latina, do segmento de Healthcare.

CeosGo Blog

;