Como melhorar seu negócio com métricas e KPIs planejados

Como melhorar seu negócio com métricas e KPIs planejados

O desempenho da instituição de saúde pode melhorar com a mensuração dos resultados qualitativos e quantitativos

No fluxo de trabalho em que os KPIs são criados e avaliados constantemente, as operações tendem a ser mais eficientes porque tais métricas ajudam no direcionamento pautado pelo planejamento estratégico. O uso dos dados pode servir como uma orientação que guia os gestores na tomada de decisões.

O KPI é um instrumento para mensurar o resultado de alguma área ou tarefas específicas de uma organização. Por exemplo, este artigo levou uma quantidade de tempo para ser pesquisado e redigido e a média desses minutos pode ser considerada um KPI. Num atendimento hospitalar, um KPI pode ser a quantidade de reclamações, o tempo médio de tratamento, a quantidade de cirurgia por médico, entre outros índices. O que vale é saber qual deles é estratégico para a empresa e como realizar a mensuração.

Assim, os resultados da análise são importantes de serem avaliados. O que estava previsto no planejamento estratégico foi realizado? Sim ou não? Por que sim, por que não? Com uma base de trabalho pautada em fatos e números para possíveis correções ou reinvestimentos, o trabalho funciona de maneira destacada.

Resumindo: KPIs, ou indicadores-chave de desempenho, são métricas que fornecem uma medida quantitativa do desempenho para uma boa tomada de decisão. 

Até aqui, vimos a importância do uso da análise quantitativa que, associada à qualitativa, permite uma avaliação mais completa do desempenho dos setores das instituições. Alguns exemplos do uso do KPI:

  • Setor de vendas — Os KPIs podem ser usados para acompanhar o número de leads qualificados, o valor das vendas e a taxa de fidelização de clientes.
  • Setor de marketing — Os KPIs podem ser usados para medir o alcance do público, a taxa de cliques e a taxa de conversão.
  • Setor de operações — KPIs servem para medir tempo de produção, o índice de rejeição e o índice de satisfação do cliente.

 

Como escolher métricas relevantes para cada setor

Um dos principais desafios é escolher bem quais os KPIs na hora de realizar o planejamento. É preciso pensar em alguns fatores como os objetivos estratégicos da instituição e as metas. Por exemplo, se um dos objetivos da instituição é diminuir o tempo de atendimento da emergência, este deve ser um KPI a ser analisado.

Claro que, em cada setor ou segmento, as métricas e KPIs, mesmo numa só empresa, podem ser diferentes. Uma recepção hospitalar certamente terá mensurações diferentes de um setor financeiro. Porém, é importante salientar: os KPIs precisam ser medidos e baseados em estratégia.

 

Importância de sistemas inteligentes de coleta de dados

É neste quesito que a tecnologia tem um papel primordial. Os sistemas inteligentes de coleta de dados são essenciais para a mensuração da performance dos setores e instituições. Dados precisos e confiáveis, armazenados e bem organizados, vão dar base para a análise crítica e a tomada de decisões informadas. 

Empresas como a CeosGO, que entendem a importância não só do planejamento estratégico, mas também desenvolvem ferramentas inovadoras para trazer clareza sobre todas as tarefas e status do cumprimento das metas, podem servir como uma ponte entre a vontade de realizar boas entregas e a satisfação completa do cliente proveniente da execução das melhores tarefas.

 

Conheça as soluções CeosGO

Dentro do Módulo Go Strategy, uma das soluções oferecidas pela CeosGO é a Gestão de Indicadores que atua com os KPIs, mensurando a performance dos setores e áreas do negócio, estabelecendo metas e realizando a análise crítica. A solução visa fornecer a mensuração do desempenho e dar suporte à tomada de decisões acertadas na gestão hospitalar. Conheça aqui: 

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