Como o GO Dash pode otimizar a gestão de dados em tempo real da sua instituição de saúde

Como o GO Dash pode otimizar a gestão de dados em tempo real da sua instituição de saúde 

Saiba como dados são fundamentais para tomar decisões mais assertivas nas unidades de saúde

Gerenciar dados em tempo real é um desafio. A capacidade de coletar, processar e analisar informações no exato momento em que acontecem pode proporcionar insights valiosos para a gestão tomar decisões mais informadas e, por isso, mais assertivas.  

A dor do gestor quando se trata de dados é muito bem desenhada: a falta de bons indicadores hospitalares confiáveis e que não chegam aos gestores no tempo adequado para correções é um dos grandes problemas que influenciam na saúde financeira de hospitais, operadoras de planos de saúde e clínicas.  

Então, a gestão eficiente de equipes, materiais, faturamento e outros setores se torna um problema quando feita da maneira tradicional: uso de planilhas de excel, erros humanos, exportação de dados manualmente, relatórios demorados e, quando a informação chega, muitas vezes, já está desatualizada ou com erros. Não podemos contar com o amadorismo quando, no mundo, a transformação digital já é uma realidade. 

 

Transformação digital em instituições de saúde 

A boa notícia é que as instituições de saúde já estão atentas à necessidade de se atualizar digitalmente. A transformação digital tem trazido ferramentas e novas possibilidades no auxílio a gestão de hospitais, operadoras e clínicas.   

Falar em transformação digital é também falar em gestão de dados em tempo real, essencial para instituições modernas que desejam se manter competitivas. Isso é fundamental para otimizar processos e obter melhores resultados.  

Ferramentas como o GO Dash permitem uma visão integrada de todos os setores e possibilita que os gestores visualizem indicadores hospitalares que antes não eram utilizados na tomada de decisões. Na prática, um painel com dados e indicadores em tempo real e à vista para as equipes fica atualizado e dá condições para correção de falhas e melhorias contínuas.

 

Indicadores hospitalares na prática 

Um exemplo de indicador hospitalar que possibilita excelência no atendimento é o de liberação de leitos, dando agilidade aos internamentos em espera, por exemplo. A ferramenta permite visualizar e gerenciar as vagas de uma maneira mais ágil, garantindo menor tempo de internação. 

 

Gestão à vista 

Gestão à vista é uma metodologia de gerenciamento em que indicadores de desempenho pré-selecionados são apresentados em quadros visíveis para todos os colaboradores, em pontos estratégicos da empresa. O propósito é compartilhar o desempenho, geral ou por setor, para facilitar e otimizar os processos da equipe.   

Este modelo permite que os resultados sejam acompanhados em tempo real, melhorando o fluxo e diminuindo os gargalos por meio do engajamento e da produtividade.

 

Benefícios  

Entre os inúmeros benefícios de um sistema de gestão à vista, associado ao suporte da tecnologia e comunicação de dados, atualizados online, há um melhor gerenciamento de todo o fluxo produtivo e maior assertividade no que diz respeito aos resultados, com foco também na transparência dos processos. 

A tecnologia empregada faz toda a diferença na qualidade de sistema. O Go Dash, por exemplo, é fundamental para a gestão à vista. Ele permite que você utilize televisores, notebooks e aplicativo móvel para capturar a informação com agilidade. 

Mas, para isso acontecer adequadamente, é preciso um background estratégico. Há a necessidade de levantar quais indicadores ou informações são relevantes na operação de um setor, ou mesmo na empresa inteira. 

“Há vários CEOs de empresas que possuem um monitoramento em tempo real de algumas informações, bem como coordenadores de áreas que devem estar de olhos sempre atentos a alguns dados importantes de seus setores. Com as informações em mãos, basta pensar em como melhor visualizá-los com o suporte da gestão à vista", diz Sócrates Cordeiro, CEO da CeosGO.

Em um hospital com uma fila de espera para atendimento de urgência, por exemplo, é mais produtivo ver o dado por uma planilha que vai sendo alimentada conforme cada cliente que chega ou ver um gráfico evolutivo, pré-configurado, para que, quando chegar em um determinado patamar, ele dispare um aviso à equipe? Com tudo isso em mãos, basta montar os painéis e distribuí-los conforme for a estratégia. 

  

Quais são as vantagens de painéis de gestão à vista? 

A gestão à vista permite uma ação imediata, evitando grandes problemas ou prejuízos. A possibilidade de uso de notificações para situações que precisam ser tratadas com urgência, para casos de hospitais, por exemplo, é muito bem-vinda. 

Com as informações precisas em mãos, a gestão pode tomar decisões para melhorar a qualidade da prestação dos serviços ou dos produtos. No menor problema que surja, os painéis podem indicar um problema com grande potencial de escalar, mas, dada a gestão em tempo real, haverá uma interferência imediata para a questão ser resolvida antes de um problema de reputação, por exemplo. Clique aqui e conheça o Go Dash! 

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