Mapeamento de processos: caminhando junto à eficiência hospitalar

10195420240424662906fa35238.png

O mapeamento de processos é uma ferramenta estratégica para a gestão eficiente de qualquer organização, especialmente no ambiente hospitalar, que requer uma atenção redobrada.

Mapeamento de processos: caminhando para a eficiência hospitalar

Um paciente com pneumonia é atendido no pronto-socorro do hospital. Após a avaliação médica, é confirmada a necessidade de internação e, então, segue para a admissão no hospital e acomodado em um quarto. Durante a internação, ele recebe medicações, realiza exames e recebe acompanhamento médico e de enfermagem. Após a melhora do quadro clínico, deve receber alta hospitalar com orientações para o pós-alta.

Todas as etapas são um conjunto de processos que precisam estar orquestrados para uma atendimento de excelência, durante toda a jornada do paciente, em cada uma das fases. Cada pequeno passo, na gestão hospitalar, é chamado de processo e é sobre o mapeamento deles que iremos falar agora.

O mapeamento de processos é uma ferramenta muito interessante para a gestão eficiente de qualquer organização, especialmente no ambiente hospitalar, que requer uma atenção redobrada. 

Por meio da análise e documentação detalhada dos fluxos de trabalho, o mapeamento permite identificar gargalos, ineficiências e oportunidades de melhoria, otimizando a jornada do paciente e a performance geral do hospital.

Quando um mapeamento de processos é realizado, é possível ter uma visão completa do atendimento, analisando desde a admissão do paciente até a sua alta, contando com todos os setores do hospital. Além disso, é possível identificar falhas e oportunidades de melhoria, detectando pontos críticos que podem causar impactos negativos na qualidade e segurança.

Outras três vantagens do mapeamento de processos são: uma melhor comunicação entre os departamentos, redução de custos, com a identificação de desperdícios, e a tomada de decisões mais rápidas e estratégicas, a partir de dados concretos obtidos.

 

Siga esses passos para implementar o mapeamento de processos:

Selecione um processo específico que apresente problemas ou que se deseja otimizar.

  1. Colete informações sobre o processo através de entrevistas, observação direta, análise de documentos e registros.
  2. Documente visualmente o fluxo de trabalho, utilizando ferramentas como fluxogramas, diagramas de tartaruga e mapas de atividades.
  3. Identifique gargalos, falhas, ineficiências e oportunidades de melhoria.
  4. Desenvolva e implemente ações para otimizar o processo, como redesenho de fluxos, padronização de procedimentos, automação de tarefas e treinamento de profissionais.
  5. Monitore os resultados das ações implementadas e realize avaliações periódicas do processo para garantir sua efetividade.

 

Use as tecnologias a seu favor

Na CeosGO, a Gestão por Processos visa, justamente, atuar junto à inovação para responder às necessidades dos clientes, atingindo o nível de qualidade exigido por eles, e, atendendo também às demandas da empresa, garantindo eficiência e qualidade nas entregas. 

O mapeamento de processos é um investimento estratégico que contribui significativamente para a qualidade do atendimento, a segurança do paciente, a eficiência e a sustentabilidade dos serviços hospitalares. Através da implementação e aprimoramento contínuo do mapeamento, os hospitais podem garantir a excelência operacional e oferecer uma experiência de cuidado cada vez mais humanizada e eficiente.

 

Leia também: Como otimizar processos e os fluxos de trabalho em hospitais

CeosGo Blog

;