Tomada de Decisões Estratégicas na Gestão Hospitalar: A Importância de Indicadores e Painéis de Controle

Como CEOs podem liderar a implementação de ferramentas analíticas para melhorar a visibilidade e otimizar a gestão hospitalar
A gestão hospitalar evoluiu bastante nos últimos anos, com a adoção de novas ferramentas e novas ideias sobre os fluxos de atendimento. Dentre essas melhorias está a tomada de decisão baseada em dados, trazendo estratégias sólidas e planejamentos.
Nesse contexto, a utilização de indicadores e painéis de controle tem aparecido como grande tendência do mercado, trazendo ainda mais para perto os dados da projeção da organização para o futuro.
Como as métricas e indicadores podem ajudar na saúde?
Métricas e indicadores são ferramentas essenciais para medir o desempenho e a qualidade dos processos e serviços de uma organização. Na gestão hospitalar, eles podem ajudar na estratégia e tomada de decisão, pois permitem avaliar os resultados obtidos em relação aos objetivos traçados, identificar pontos de melhoria e corrigir eventuais falhas ou desvios.
Para ter um bom planejamento, comunicação e integração entre essas etapas, é preciso definir métricas e indicadores que possam monitorar o desempenho de cada etapa do fluxo, bem como o impacto que elas têm no resultado final.
A utilização de métricas e indicadores na gestão hospitalar pode trazer diversos benefícios, como:
- Aumentar a eficiência e a produtividade dos processos e serviços;
- Melhorar a qualidade e a segurança da assistência ao paciente;
- Reduzir os riscos operacionais e jurídicos;
- Aumentar a rentabilidade e a sustentabilidade financeira do hospital;
- Aumentar a competitividade e a reputação do hospital no mercado;
- Aumentar a satisfação e a fidelização dos clientes internos e externos.
Quais pontos podem ser mapeados?
Olhando para a prática, a adoção de ferramentas pode ajudar a mapear cada um dos pontos essenciais para o funcionamento do hospital. Mas quais seriam esses?
Existem exemplos de métricas e indicadores que podem ser utilizados na gestão hospitalar, além de muitos outros que podem ser definidos de acordo com as especificidades e as necessidades de cada instituição. O importante é que eles sejam claros, objetivos, mensuráveis, relevantes e alinhados com a missão, a visão e os valores do hospital. Alguns deles são:
- Taxa de ocupação: indica o percentual de leitos ocupados em relação ao total disponível;
- Tempo médio de permanência: indica o tempo que o paciente fica internado no hospital;
- Giro de leito: indica o número de vezes que um leito é ocupado por diferentes pacientes em um determinado período;
- Taxa de infecção hospitalar: indica o número de casos de infecção adquirida no hospital em relação ao total de pacientes atendidos;
- Taxa de mortalidade: indica o número de óbitos ocorridos no hospital em relação ao total de pacientes atendidos;
- Faturamento médio por paciente: indica o valor médio que o hospital recebe por cada paciente atendido;
- Índice de glosas: indica o percentual de contas rejeitadas ou contestadas pelos convênios ou planos de saúde.
A atuação do CEO
Com as métricas e indicadores à vista, é hora de fazer a diferença. Para isso, no cenário atual, o gestor de saúde tem um grande aliado para a interpretação desses dados: a tecnologia.
Contar com ferramentas que auxiliam a visualização e monitoramento dessas informações é um grande diferencial para a estratégia da instituição, identificando gargalos e fornecendo as bases para insights que transformarão a experiência do paciente.
Não à toa, segundo o relatório TIC Saúde 2022, cerca de 7.600 estabelecimentos de saúde realizaram análises de Big Data (6% do total de estabelecimentos de saúde). A principal fonte de dados foram as informações do próprio estabelecimento, como as de fichas cadastrais, formulários e prontuários (76%) e as provenientes de dispositivos inteligentes ou sensores (74%).
Portanto, os CEOs da Saúde precisam ficar atentos à importância de ter a visualização desses indicadores e de ferramentas que facilitem esse tipo de trabalho, desencadeando em uma instituição moderna e alinhada com a realidade assistencial.
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A CeosGO possui ferramentas que auxiliam a gestão da sua instituição. No GO Strategy, uma das soluções oferecidas pela CeosGO é a Gestão de Indicadores, que atua com os KPIs mensurando a performance dos setores e áreas do negócio, estabelecendo metas e realizando a análise crítica. A ferramenta fornece a mensuração do desempenho e dá suporte à tomada de decisões acertadas na gestão hospitalar.
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