Conheça soluções tecnológicas que melhoram a experiência do paciente

Conheça soluções tecnológicas que melhoram a experiência do paciente

A gestão hospitalar conta com ferramentas para otimizar os processos e, consequentemente, tornar a rotina do paciente mais satisfatória.

A tecnologia na área da saúde já é uma realidade bem desenhada. Em todo mundo, médicos, pacientes e gestores tem acesso a uma gama de produtos e serviços inovadores que visam trazer mais assertividade e preditividade ao trabalho hospitalar, como o prontuário eletrônico do paciente, a inteligência artificial, a utilização estratégica da cloud, as análises de gestão em tempo real, entre outras inúmeras possibilidades.

Os benefícios são inúmeros e entre eles está a melhoria da experiência do paciente, que passa a contar com maior agilidade na assistência médico-hospitalar e um atendimento otimizado. Mas o que está por trás de uma melhora no cenário não é somente a tecnologia voltada para o médico-paciente. Há inovações que melhoram a própria gestão do hospital. 

Na prática, o objetivo das tecnologias na saúde deve ser facilitar os processos, identificando com mais clareza os pontos que precisam de melhora. Assim, a gestão hospitalar pode entregar um serviço de mais qualidade, o que, inclusive, traz ao paciente uma experiência mais satisfatória que permita um menor índice de estresse e, consequentemente, menos tempo de medicação e /ou internamento, por exemplo.

Para se ter uma ideia, estima-se que cerca de 153 mil mortes no Brasil são causadas todos os anos pela má qualidade no atendimento dessas unidades, segundo o jornal científico The Lancet. Isso significa que, se todos os gestores tiverem acesso a tecnologias inovadoras para melhorar a qualidade de todas as áreas, implica diretamente na melhora mais veloz do paciente.

 

Qual o papel da tecnologia na gestão hospitalar?

A tecnologia é uma ferramenta para ajudar no tratamento dos pacientes e também um recurso para fazer com que eles se sintam mais bem atendidos, trazendo eficiência, agilidade e um maior nível de satisfação. 

Segundo a empresa de consultoria empresarial americana McKinsey & Company, os pacientes esperam que instituições de saúde possam oferecer uma boa assistência, atendam às suas expectativas de serviço e tornem suas vidas mais fáceis. 

Com o auxílio da tecnologia para hospitais, tudo isso pode ser feito de uma maneira mais eficiente e com melhor custo-benefício para ambas as partes. Dessa forma, investir na tecnologia e associá-la à estratégia é fundamental para uma gestão hospitalar otimizada. 

 

Conheça algumas soluções de gestão hospitalar

Análise de dados

A análise de dados é uma ferramenta valiosa que pode ser usada para tomar melhores de decisões estratégicas na área de saúde, mas, para isso, é preciso adotar tecnologias assertivas. Ao coletar, analisar e interpretar informações de formas inovadoras, como, utilizando dashboars inteligentes e alimentados em tempo real, os gestores hospitalares identificam tendências, padrões e problemas que podem ser usados para incrementar os cuidados prestados, reduzir custos e operar com maior eficiência. Saiba mais sobre a análise de dados aqui.

 

Processos automatizados

Uma vez que os processos automatizados sejam validados, testados, e incorporados aos softwares e dashboards mais inovadores, a chance do erro é reduzida e o tempo humano investido é utilizado na implementação das soluções, no abastecimento de informações importantes, em manutenções e em avaliações estratégicas periódicas, trazendo, muitas vezes, análises em tempo real e à vista, gerando oportunidades para a gestão corrigir erros imediatamente e avalie novas possibilidades estratégicas. Saiba mais sobre processos automatizados aqui.

 

Inteligência Artificial

Espera-se da AI uma forte aliada na assistência de controle financeiro e também para potencializar ações de Marketing, reduzir erros de gestão, ajudar a escolher profissionais qualificados, facilitar a tomada de decisões, melhorar produtividade, captar clientes potenciais e gerenciar dados para análises mais cirúrgicas sobre tudo que envolve o empreendimento. Deve ser implementada em duas frentes: identificação de problemas e identificação de oportunidades. Saiba mais aqui.

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