O que é Balanced Scorecard e para que serve?

O que é Balanced Scorecard e para que serve?

Já se foi o tempo em que a avaliação de um negócio se dava apenas por indicadores financeiros. Metodologias e formas de estudo têm surgido para ancorar a estratégia com a sustentabilidade das empresas.

Uma delas, desenvolvida na Harvard Business School ainda na década de 90, é o Balanced Scorecard (BSC). O BSC é integra várias perspectivas para os indicadores serem equilibrados entre financeiro, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. 

“Essas quatro perspectivas são usadas para avaliar o desempenho, fornecendo uma visão mais completa da saúde financeira e operacional da empresa. Por exemplo, a perspectiva do cliente pode ser avaliada por meio de indicadores como satisfação do cliente, retenção de clientes e aquisição de novos clientes”, explica Sócrates Cordeiro, CEO da CeosGo. 

Os processos internos podem ser avaliados por meio de indicadores como tempo de ciclo, qualidade e produtividade. A perspectiva de aprendizado e crescimento pode ser avaliada por meio de treinamento de funcionários, desenvolvimento de novos produtos e pesquisa e desenvolvimento. 

O BSC pode ser usado para ajudar as empresas a definir seus objetivos estratégicos, medir seu progresso em relação a esses objetivos e tomar decisões informadas com base em dados. Ao estabelecer metas claras e indicadores de desempenho, o BSC ajuda as empresas a focar em sua estratégia a longo prazo e a monitorar seu progresso ao longo do tempo.

 

Como aplicar o Balanced Score? 

Geralmente, a aplicação da metodologia envolve algumas etapas simples, mas que precisam de bastante atenção aos detalhes:

 

Definição da estratégia

Inclui a definição da visão, missão, valores e objetivos estratégicos. Tudo deve ser comunicado à equipe para entender como trabalho contribui para alcançar esses objetivos.

 

Identificação de indicadores de desempenho

Uma vez que a estratégia foi definida, é necessário identificar os indicadores de desempenho usados para medir o progresso em relação aos objetivos estratégicos. Esses indicadores devem ser equilibrados entre as quatro perspectivas do BSC: financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento.

 

Definição de metas e iniciativas

Com base nos indicadores de desempenho, é possível definir metas e iniciativas para alcançar os objetivos estratégicos. As metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado.

 

Implementação do BSC

A implementação do BSC geralmente envolve a criação de um painel ou dashboard que apresenta os indicadores de desempenho e as metas da organização. Essas informações podem ser compartilhadas com os funcionários para que eles possam entender como seu trabalho contribui para alcançar os objetivos estratégicos da organização.

 

Monitoramento e avaliação

O BSC deve ser monitorado e avaliado regularmente para garantir que a organização esteja no caminho certo. Se os indicadores de desempenho estiverem abaixo das metas estabelecidas, podem ser necessárias ações corretivas.

 

Go Strategy

Uma das metodologias oferecidas pela CeosGO e que tem como objetivo apoiar as empresas a desenvolver uma estratégia clara e focada em resultados é a Go Strategy, que tem como um de seus módulos o Balanced Scorecard (BSC). Conheça mais as soluções estratégicas da CeosGo clicando aqui.

CeosGo Blog

;