Planejamento estratégico: por que sua empresa deve ter?
Ter êxito com um planejamento ainda é um tabu para muitos gestores
O termo “planejamento estratégico” está ficando cada vez mais comum nas empresas, com o termo sendo popularizado, mas nem sempre acompanhado de um bom conhecimento sobre o assunto. No entanto, muitas delas ainda sentem dificuldade em estabelecer um bom plano. Mas o que de fato significa ter um planejamento estratégico em sua organização e como fazê-lo da melhor maneira?
Vamos do começo.
O que é planejamento estratégico?
O conceito de planejamento estratégico, na verdade, trata-se de todo processo de elaboração e de execução de uma estratégia, buscando alcançar objetivos em sua empresa. Ele começa desde a definição dos objetivos, passando pelas metas até a execução, com as tomadas de decisão e mobilizações efetivas pensando no prazo definido.
Minha empresa não possui um planejamento estratégico. O que perco com isso?
Infelizmente, muitos gestores ainda possuem dificuldade em executar um bom planejamento estratégico, ou então ainda falham em lograr êxito durante as etapas. Pior: muitos deles ainda nem consideram o desenvolvimento de um plano a longo ou médio prazo para o negócio.
Segundo uma pesquisa da consultoria Falconi, 76% das médias empresas não têm metas desdobradas para todas as suas áreas ou não possuem as metas do negócio definidas. Além disso, um estudo de 2020 da Gartner mostra que 40% dos líderes afirmam que as suas empresas não têm alinhadas a liderança com a execução estratégica.
Num cenário como este, em que não é priorizada uma estratégia bem definida e executada, muitas empresas podem registrar:
- Dificuldade de crescimento;
- Dificuldade em fidelizar clientes;
- Falta de reconhecimento no mercado;
- Permanência em pequenos problemas diários;
- Maior vulnerabilidade frente a crises econômicas e políticas.
Definido o conceito e vistas as desvantagens, quais seriam as vantagens de ter um plano bem definido para a sua empresa?
Entre os diversos benefícios que um planejamento traz para o seu negócio, estão uma maior organização, assertividade, decisão racional, estabelecimento de prioridades, economia de tempo e financeira e maior produtividade.
A missão, então, é tornar o planejamento parte da cultura da empresa, envolvendo os colaboradores e estabelecendo etapas. Antes mesmo de definir um plano, é fundamental seguir um pequeno “roteiro”, adequando-o ao tamanho e às necessidades da empresa para, a partir daí, elaborar o planejamento estratégico e finalmente executá-lo.
Mas atenção: é necessário ter foco. Outro estudo da Gartner alerta que 56% do tempo gasto em processos de planejamento estratégico é desperdiçado com análises e ações que não ajudarão a impulsionar a sua empresa.
Portanto, é necessário estar atento a dinâmica submetida para a construção do planejamento, às ferramentas utilizadas (seja nas planilhas de Excel ou softwares especializados) e, principalmente, aos objetivos micro e macro do negócio.
Muitas empresas, até, optam por contratar uma consultoria especializada, para otimizar tempo e estabelecer metas, ações e objetivos mais factíveis.
Então de que forma eu executo o meu planejamento?
- Defina a missão de sua empresa e a função dela dentro do mercado;
- Analise o ambiente interno e externo à empresa;
- Defina a visão de futuro da empresa para os próximos anos, estabelecendo metas e objetivos para alcançá-lo;
- Estabeleça um período para execução do seu planejamento estratégico (por exemplo: de cinco a dez anos);
- Acompanhe de perto a execução do seu planejamento para um resultado efetivo;
- Mensure os resultados através de indicadores atrelados às metas antes definidas;
- Conte com softwares e ferramentas que reúnam o máximo de dados possíveis, pois eles facilitarão no acompanhamento da execução do planejamento e na análise de resultados de forma mais assertiva.
O planejamento estratégico é essencial para o desenvolvimento da sua empresa, e deve estar cada dia mais enraizado na corporação em busca de um futuro mais seguro e positivo. As vantagens são inúmeras para aqueles que planejam e executam o plano nas metas e prazos estabelecidos.