Planejamento para 2025: como organizar a gestão de suprimentos hospitalares

Veja dicas para o planejamento da sua instituição de saúde com previsibilidade de períodos sazonais e tendências para os suprimentos hospitalares.
A tarefa de planejar o passo a passo da gestão de suprimentos para o ano seguinte não é fácil. Mas se sua instituição de saúde já está pensando nisso, este blog traz dicas, tendências e desafios sazonais para o planejamento do orçamento de 2025. Confira.
6 Dicas para iniciar o planejamento para 2025
O ano já está chegando ao fim e é importante avaliar tudo que passou para se organizar para os próximos 12 meses seguintes. Separamos 6 dicas para o planejamento de 2025 na sua unidade de saúde:
1- Bom planejamento financeiro: as demais dicas dependem diretamente do orçamento anual para não estourar os gastos e sua instituição ficar no vermelho, então a primeira preocupação é visitar a previsão de investimento para distribuição ao longo do ano;
2- Defina metas: após analisar a situação financeira atual deve-se investir em estratégias para alcançar bom estoque para o próximo ano sem comprometer a renda anual ou desperdícios com o excesso de pedidos;
3- Acompanhar o controle de despesas: mantenha o registro em plataformas digitais sobre os gastos com novas aquisições e até as compras consideradas emergenciais;
4- Se possível crie uma reserva de emergência: tente destinar uma fonte de reserva para os gastos para os períodos considerados sazonais;
5- Faça reajuste quando necessário: caso o planejamento saia do controle do orçamento anual é sempre bom reavaliar a destinação e restribuição dos gastos;
6- Ficar de olho nas tendências: é sempre bom ficar de olho nas atualizações do mercado para avaliar as novas tendências de tecnologia, novos insumos, epidemias ou outros eventos.
Tendências de gestão de suprimentos
Como citamos nas 6 dicas acima, para o planejamento de 2025, é importante ficar atento às tendências que estão acontecendo no mercado. Entre elas:
1- Uso de tecnologia e ferramentas de automação com sistemas: os sistemas como Apoio Provision e Analytics ajudam a acompanhar o status de entrega, compras, pagamentos e outros dados;
2- Uso de prática ESG: as empresas estão se preocupando cada vez mais com as práticas sustentáveis e saber valorizar essas ações ganham credibilidade dos pacientes, pois estudos comprovam que cerca de 80% dos consumidores têm interesse em empresas que ajudam o meio ambiente;
3- Omnichannel: a tendência de varejo possibilita flexibilidade para os compradores que desejam contar com mais de um canal para falar com fornecedor, é importante oferecer canais físicos e digitais para facilitar a comunicação com o cliente;
4- Análise de dados: segundo Peter Sondergaard, “os dados são a gasolina do século XXI”. Com as informações disponíveis elas ajudam a destinar os custos e evitar os desperdícios de suprimentos de estoque com práticas mais assertivas.
As tendências de gestão de insumos hospitalares estão diretamente ligadas à eficiência e economia para benefícios das instituições de saúde. E quem está à frente deve se preocupar cada vez mais capacitados e atualizados com as novidades do mercado.
Desafios sazonais da cadeia de suprimentos hospitalares
A cadeia de suprimentos hospitalares bem organizada causa inúmeros benefícios, entre eles: redução de custos, melhor satisfação do cliente, aumento de eficiência, porém é importante identificar possíveis rupturas na cadeia, entre elas:
1- Falta de planejamento;
2- Ausência do acompanhamento de todas as etapas de compras da solicitação até a entrega;
3- Contratação de um péssimo fornecedor: risco de produtos sem qualidade ou até a demora na entrega dos insumos hospitalares.
É fundamental contar com a transparência no processo em todos os fluxos para evitar essas e outras rupturas. Sobre as compras sazonais como, por exemplo, festas de final de ano, Carnaval, São João, epidemias e outras, é importante avaliar os insumos encalhados e os que estão em escassez no estoque.
Além disso, é imprescindível ter cuidado no local de armazenamento para estocagem por mais tempo do ano.
Contar com compras consignadas é uma saída , sejam elas fixas ou temporárias, as quais só pagam, à medida que determinadas quantidades são usadas pelas instituições de saúde, e faturadas pelos fornecedores.
Como as soluções da Apoio podem contribui com a organização e previsibilidade para o planejamento do próximo ano
A tecnologia é uma grande aliada para manter a organização financeira e direcionar as ações anuais. “A Apoio Provision ajuda a automatizar o planejamento. Se for realizar isso com outros sistemas, eles não atuam com sazonalidade e tendência de consumo, nem com o aumento ou diminuição e não elimina os picos de compras e nem as faltas, o que acaba que a instituição de saúde compram com urgência. Com a solução Apoio Provision, a tecnologia ajuda a analisar todas as variáveis do processo”, destaca o Gerente Comercial, Mercado e Cliente da Apoio, Michael Almeida.
Ainda de acordo com Michael, o Apoio Provision passará por um upgrade para 2025 para fortalecer mais a gestão de suprimentos hospitalares. Atualmente, a solução auxilia na otimização de fluxos, que minimizam o excesso ou faltas de produtos com estratégias automatizadas de gerenciamento do estoque.
Ela permite também a avaliação de resultados em tempo real com a utilização de filtros para buscar dados de compras.
“O planejamento é a chave do negócio, por exemplo, muitos fornecedores entram em recesso ou férias nos meses de dezembro ou janeiro e com isso, é necessário antecipar os pedidos de produtos. Além disso, em janeiro e fevereiro, o nordeste, é uma das regiões mais procurados por turistas, e as instituições de saúde destes lugares devem se preparar para o período sazonal, que podem ocasionar mais riscos de gripes, viroses, alergias e internações, ou seja, mais casos de urgência, demandando de mais insumos hospitalares”.
Quer tirar mais dúvidas de como se planejar para o próximo ano com outras soluções da Apoio? Então fale agora com um de nossos especialistas.